Monitoramento de Estresse térmico NR-15 (Calor/frio) IBUTG.

      Limites de Tolerância – IBUTG O Índice de temperatura de bulbo úmido termômetro de globo (IBUTG) foi desenvolvido inicialmente como um método simples para avaliar sobrecarga térmica em contingentes militares. Esse índice também permite o cálculo de períodos adequados de trabalho-descanso, no caso em que o índice ultrapasse os limites estabelecidos.
A legislação brasileira, pela portaria n. 3.214 de 8.6.1978 estabelece que a exposição ao calor seja avaliada por meio do IBUTG.
O IBUTG por sua vez, consiste um índice de sobrecarga térmica, definido por uma equação matemática que correlaciona alguns parâmetros medidos no ambiente de trabalho, conforme segue;
A NR-15 em seu Anexo 3 (Limites de Tolerância para Exposição ao Calor) indica a equação que deve-se usar que para ambientes internos sem carga solar.
Termômetro que calcula automaticamente o IBUTG - Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo, interno e externo e indica separadamente as temperaturas de bulbo úmido, bulbo seco e de globo, Escala: - 10 a 150ºC (Precisão: ± 0.1ºC), antecipando possíveis fadigas, necroses, atrofiamentos, desidratação, hipotermia... 
Aplicações: FUNDACENTRO / ACGIH / NR15 / NR29.
 

    VOLTAR

LaborPrev Consultoria Empresarial em Saúde, Segurança e Meio Ambiente.
Rua: Treze de Maio, 336,  Conj. 81  Ed. Santa Maria –  Centro- Curitiba- PR CEP 80020-270
Telefones (41) 3649-4068 ou 3319-4068